domingo, 30 de agosto de 2015

Limites


Como está difícil em pleno século 21, com tantas informações, tantas tecnologias,  dar limites para os filhos.

Os pais, na sua maioria são omissos, criando filhos tiranos que tudo querem e tudo podem.

Quando eu era adolescente, lia muito uma revista chamada “Pais e Filhos”. Através desta revista,  fui me preparando para um dia ter uma família e ser mãe. Não fomos meu marido e eu,  pais 100%, mas tenho certeza que nossas filhas tiveram limites e bons exemplos a serem seguidos dos nossos familiares, dos amigos que frequentavam nossa casa ou das casas que nós frequentávamos.

Às vezes nos doía dizer não, passar o chinelo na bunda,  porque não entrava pelos ouvidos e daí tinha que entrar por ali. Mas, hoje olhando para trás, esta dor é muito menor  do que a que  vejo em outros pais passando com filhos da mesma idade, ou mais novos e que não tiveram a coragem de dizer não quando necessário.

Os filhos sem limites,  são tremendamente infelizes. Quando precisam enfrentar seus próprios desafios não estão preparados e sofrem muito. Não param em empregos, ou se param,  não são promovidos porque não se movem para a ascensão profissional. Ou as vezes se movem para tal, pisando em outros e esta é uma semeadura muito difícil quando chegar a hora da colheita...

Gostaria de dizer aos pais do mundo inteiro que não tenham medo de serem firmes, de imporem limites.

 De que não tenham medo de fazer os filhos desde pequenos, terem pequenas obrigações  como por exemplo: colocar os pratos na mesa, arrumar os brinquedos, ajudar a colocar a roupa na máquina, preparar um bolo, a sua maneira arrumar a sua cama... Estas pequenas tarefas, os  ensinam  a serem pessoas de inciativa e serão bem mais felizes,  porque ao estarem ao nosso lado nos ajudando, vão aprendendo pelo exemplo que todos temos direitos e deveres a serem cumpridos.

E eles entendem melhor porque os pais as vezes precisam dizer não.

E que o Pai de todos nós,  o Mestre Jesus nos ajudem a sermos sábios na educação de nossos filhos. Que nosso dizer sim,  seja sim e o nosso não,  seja não,  para que possam crescer em segurança e serem felizes.

                              Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou integralmente para fins educativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário