sábado, 15 de agosto de 2015

Depressão


Depressão!   Dizem que é o mal do século. Eu não concordo.

Para mim, o mal do século é a falta de amor, de humildade, de caridade, de paciência, de fé em Deus, na vida, nas pessoas, de possuir mais que o necessário e ter que sustentar isso.

Muitas pessoas estão depressivas porque fizeram dívidas acima das posses. Já passei por isso e foi doloroso até que me reequilibrei.

Muitos se deprimem porque entes queridos tiveram que viajar antes do esperado. E as vezes,  a depressão não é nem a falta que fazem, mas sim,  pelo que deixaram de fazer enquanto estavam a caminho com a pessoa.

Outros se deprimem porque deram o seu melhor e mesmo assim perderam o emprego.

Outros mais, porque o sócio, o amigo, o filho(a), esposo(a) não foi leal. E por aí vai.

O que podemos fazer para ajudar?

Muitas coisas. Orações, visitas, um ombro amigo para chorar, indicar terapias para ajudar na recuperação. Oferecer, fazer pequenos agrados,  para o depressivo se dar conta que há muitos pessoas que ainda se importam com ele.

E a pior frase para o depressivo é dizer: - Tu tens que te ajudar...

Se ele estivesse com o braço quebrado, diríamos: - Tu tens que te ajudar? Não! Nós o levaríamos a um bom médico para curar este braço...

Assim também tem que ser com o depressivo. Ajudá-lo a superar a fase, sem críticas, sem julgamentos e irradiar muito amor.

Que Deus-Pai nos ajude, nos ilumine com sabedoria,  para não sofrermos deste mal.

E que cada um de nós possa rezar pelos outros, pelo depressivo e dar o seu melhor, para que ele possa sair vitorioso da depressão.


                            Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou integralmente para fins educativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário