terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Inveja

I
Inveja é um sentimento muito baixo e que prejudica a todos que o trazem no seu íntimo.

Tudo que fizermos contra nossos irmãos de caminhada, seja em pensamentos, palavras ou ações a nós retorna. E o querer que o outro tem,  é um sentimento que tortura a cada dia milhões de pessoas. Adoro o pensamento do índios Sioux dos Estados Unidos que dizem: " Não fales daquele que não lhe calçaste as sandálias por 7 dias”. Ou seja: Como posso invejar o que não sei como será na minha vida?

As pessoas sentem inveja dos maridos, das esposas, dos carros, das casas, dos empregos... Mas não sabem o que a cada dia cada uma destas pessoas passa? 

Pode ser que aquele homem lindo, maravilhoso, galã de novela seja um tirano doméstico, um ciumento, um mulherengo... Aquela mulher linda e escultural,  pode ser que seja fútil, ciumenta... Aquele emprego pode parecer um dos mais maravilhosos mas não sabemos o que talvez a cada dia tem que ser cumprido para lá permanecer? A casa linda e maravilhosa pode ser um lugar de brigas diárias, de desassossego constante?

O que estas reflexões nos ensinam?

Que estamos no lugar certo se para isso fizemos nossa parte.

Que Deus constantemente muda as fortunas de lugar para cada um aprender a fazer uso correto delas.

Que Deus na sua infinita bondade nos deu Jesus que nos ensinou tantas coisas boas. E antes já nos deu Moisés que escreveu as tábuas dos 10 mandamentos,  que se fossem sempre seguidos,  não precisaria haver códigos civis para ordenar a vida das pessoas. E digo mais, se a inveja não fizesse mal, Deus não a teria colocado como um mal nos seus 10 mandamentos.

Por isso peçamos a Deus hoje,  que ele consiga nos fazer entender que tudo está certo: o que temos, o que somos, onde vivemos,  para a nossa jornada evolutiva nesta encarnação. E que possamos vigiar nossos pensamentos, palavras e ações para não prejudicarmos nossos irmãos de jornada com a inveja  e nem a nós mesmos.
                   Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário