segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Férias, bons livros


Como é bom estar de férias, poder dormir um pouco mais, ler bons livros, ler histórias para as crianças, para a neta.

Livros nos ajudam a vencer a solidão quando estamos sozinhos, doentes, à espera de alguma coisa. Neste caso,  têm o poder de tornar esta espera insignificante.

Li muito enquanto meu pai dormia no fim dos seus dias terrenos, li enquanto meu marido era operado do coração, li enquanto esperava o ônibus que me levaria de volta após as visitas, li ao meio-dia em Nova Vila quando por um pequeno período não tive carro. Li muitas histórias para meus alunos neste ano que finda. Ler é muito bom.

Cada livro que leio, me trás coisas novas, ensinamentos novos.

Queria poder convencer o mundo inteiro a ler. Ler para si, ler para os outros, ensinar a ler.

O mundo seria melhor se mais pessoas lessem bons livros e passassem os ensinamentos adiante.

As cadeias seriam mais humanas se os presos se ocupassem com coisas boas, entre elas... bons livros.

A infância seria mais feliz se houvesse pessoas que lêem para as crianças.

A adolescência seria menos traumática, menos  problemática,  se o espírito dos jovens tivesse sido preparado com a leitura de bons livros.

A maturidade seria melhor vivida se tivesse sido preparada com a boa leitura.

E o que dizer da velhice? Quantas horas vi minha mãe passando o tempo sozinha, sem reclamar, na companhia de um livro em alemão:  de romances, leituras da bíblia, leituras diárias de cunho espiritual e até histórias infantis? Ela rezava pedindo que Deus não lhe tirasse a visão e o raciocínio para poder ler até o fim. E Ele a atendeu.

Deus meu! Que possa continuar sendo uma pessoa que lê, que espalha a leitura ao seu redor.

Que possa ter a graça que minha mãe teve: Ler até o fim dos meus dias e compreender o que li.

Que também possa  até o fim dos meus dias passar estes conhecimentos para outras pessoas.

Obrigada pelos professores responsáveis pela minha alfabetização, pelo meu letramento. Deus os abençoe onde estiverem.

                   Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário