terça-feira, 18 de novembro de 2014

Advento

O Natal está vindo a galope e por isso... pensem na reflexão que escrevi ano passado...

Advento? Olhando no dicionário diz: Substantivo masculino, vinda, chegada, instituição, começo, período das 4 semanas que antecedem o Natal...

O que fazemos neste período? Muitas coisas que fazemos diariamente. Mas me parece que o mundo que celebra o Natal, liga o piloto automático e vai: Há mais acidentes, há mais pressa, há mais impaciência, há mais stress, há mais mau-humor... E quando realmente estamos mais perto do Natal,  há sorrisos  no rosto (afinal como vamos desejar feliz natal com cara carrancuda?)  mas a pressa continua. Pressa esta que pode nos conduzir a perda de vidas, de amizades,  porque não temos tempo para nada, perda de dinheiro por comprarmos o que talvez não vamos precisar nunca, ou por nos machucarmos e precisarmos de médico, farmácia, hospital...

Se o advento é para se preparar para o aniversário de Jesus, o maior homenageado é Ele, que pregou a paz, o amor, a caridade, por que não conseguimos viver esta época com mais serenidade, mais tolerância, mais amor, menos pressa?

O Natal não vai passar do mesmo modo se limpamos a casa, fizemos compras, enviamos mensagens que talvez outros apressados nem vão ler?

Natal,  sim é tempo de renovação,  mas sem estas neuroses que se vê por aí. É tempo de faxinar para deixar outras coisas boas entrar... Mas não podemos esquecer que os familiares, amigos são muito mais importantes e nos trazem muito mais alegrias que as faxinas que estamos neuróticos em fazer.

Que o advento possa ser um momento tranquilo, de reflexão, de colocar na balança o que fiz de bom... Lembrar e consertar os erros que cometi este ano... Seja ajudar alguém que pediu um favor, pedir perdão, desculpas porque fomos rudes com irmãos de jornada... e também refletir o que quero fazer diferente no ano que vem para ser mais feliz.

Que o Deus-Pai,  que é poder e bondade nos ajude a passarmos esta espera do aniversário de Jesus em paz com tudo e com todos.

                            Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário