domingo, 18 de maio de 2014

Escutar




         Escutar? Todos querem ser escutados: Nas aflições, nas dúvidas, nas alegrias...
        
        Todos deveriam poder escutar o canto dos pássaros, o choro ou a risada de um bebê, de uma criança, a conversa na família, com os amigos,  o grito dos necessitados. Nem todos têm o dom de escutar. Alguns porque seus ouvidos não “funcionam” outros porque se fazem de surdos porque nesta vida, tudo dá trabalho. 

         Tudo na vida dá trabalho... Que bom que dá, porque assim podemos exercer nossa escuta sensível, nossa capacidade de tolerância, paciência, nossa capacidade de ajudar, de evoluir.

         Para poder ser um ouvido sensível precisamos ler bons livros, escutar boas palestras, palestrar com pessoas instruídas e que sejam bondosas. Instrução nem sempre significa coração bondoso e por isso que precisamos estar atentos para a instrução ser verdadeira, que atinja nosso coração, nossas alma. 

         Deus! Quando a pessoa alegre se acercar de nós, possamos nos alegrar com ela se o que nos conta for algo bom.

         Deus! Se a pessoa cheia de dúvidas sobre a vida, seu trabalho,  se achegar a nós,  possamos ter paciência para escutar e se necessário for falar, sabedoria.

         Deus! Quando a pessoa aflita se aproximar, possamos insuflar sua fé na vida, num novo porvir, convidá-la a oração, a boas ações, a deixar ódios, dissabores, desejos de vingança longe da sua vida para quando chegar a derradeira hora ser um vencedor de si mesmo.

         Deus! Ajude a cada um ser um ouvido sensível para que o mundo se torne um lugar mais feliz.

                   Que assim seja!
                Este texto pode ser copiado totalmente ou parcialmente para fins educativos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário