segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Solidão - 2


Solidão: “Estado do que está só ou lugar ermo”...

De que será que poderemos falar neste texto? É claro do estado de estar só.

Eu posso estar só e me sentir muito bem porque preciso e quero descansar, preciso terminar de ler ou fazer um trabalho onde preciso me concentrar, porque acabei de vir de uma viagem bem turbulenta com engarrafamento ou situação de tristeza como um velório, um enterro, uma visita a um doente no hospital.

Mas, também posso estar só e me sentir muito mal com isso,  porque não consigo administrar este estado de estar só. Queria ter pessoas ao meu redor, mas moro num lugar afastado onde dificilmente alguém aparece, ou briguei com várias pessoas e elas me colocaram na geladeira, perdi o emprego e estou sentindo pena de mim mesma, magoei alguém profundamente e não sei como consertar isso...

Então há muitas maneiras de se olhar a solidão.

As vezes ela é tão cruel que leva as pessoas à depressão e ao suicídio.

Pessoas que sempre saíam de casa e de repente ficam enclausuradas, são almas em sofrimento e que precisam um olhar especial de quem vive e convive ao redor.

Cada um de nós é responsável por olhar e ajudar ao outro a seguir adiante e carregar a sua cruz. Não lhes devemos fazer o tema de casa, mas devemos ajudá-los a compreender os mecanismos da vida e fazer um novo recomeço já que não se pode mudar aquele fim que já foi.

Por tudo isso, neste dia querido e bondoso Pai, queremos te pedir que  nos ilumine para que consigamos enxergar nossos irmãos que vivem na solidão e precisam do nosso auxílio para seguirem adiante.

Que possas nos mostrar maneiras de ajudá-los sem lhes fazer o tema que lhes compete. E que acima de tudo,  possamos viver momentos de solidão saudável, em comunhão Contigo para a oração ou com nosso irmãos que acreditam que tudo vem e volta para Ti.

                               Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário