quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Limpeza


Quando falamos em limpeza pensamos em muitas coisas.

Limpeza da casa, limpeza das ruas, limpeza das roupas, da louça, se for perto de finados,  lembramos até da limpeza dos túmulos dos nossos entes queridos.

Mas há uma limpeza mais profunda que nos trás uma vida mais tranquila, mais digna, melhor de ser vivida, diria até de ser saboreada.

Esta limpeza é a dos pensamentos, das coisas que nos incomodam, que não nos agradam.

Quantas vezes ficamos remoendo coisas erradas, as vezes bem indignas que fizemos e que nos arrependemos amargamente? E o pensamento está lá, corroendo nossa paz, trazendo doenças...

Estes pensamentos precisam ser afastados através das orações, do conserto do que erramos, do pedido de perdão, de desculpas, através de leituras edificantes e para mim servem até canções que aprendi na minha infância.    Precisamos parar com a auto-obsessão que não é nada mais, nem nada menos,  que uma tortura por nós mesmos de pensamentos recorrentes.

Há também a limpeza de coisas que ganhamos e que não nos servem. Aprendam: Agradeço pelo carinho da lembrança, e, com o mesmo carinho que recebi, com o mesmo carinho passo adiante.

Ganhei algo realmente bonito e útil? Devo usar. Guardar para quê? E esta lição é a mais difícil de aprender para a geração mais velha como eu, onde tudo era caro e muitas vezes difícil de conseguir comprar. Mas ao constatar algo errado em nós,  é o primeiro passo para a cura: reconhecer.

Há também uma limpeza nas pessoas que nos rodeiam. Se uma amizade me faz mal porque eu comecei a pensar diferente, a viver diferente, abandono esta companhia. Se foi alguém que muito já me estendeu a mão? Então espaço um pouco o contato e vou fazendo orações para que tudo se harmonize porque eu sempre digo: “Não dá para cuspir num prato onde já se comeu!”

Se a pessoa não me faz mais bem, preciso pensar seriamente no que farei porque não devo violentar minha vontade e nem devo violentar o jeito que a outra  pessoa é.

 Cada ser humano é único e só dá aquilo que recebeu, que aprendeu a dar. Mas, a oração vai nos ajudar a  pensar claramente, vai ajudar a harmonizar a situação como já escrevi antes.

Pelo dia de hoje te pedimos Pai de bondade: Ajude-nos na nossa limpeza, na nossa paz de espírito e que nenhum de nós descarte alguém porque acha que a pessoa seja desnecessária nas nossas vidas.    Pedimos--te Pai: sabedoria e paz.

                                         Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário