sexta-feira, 17 de abril de 2015

O poder da palavra

         Convivo diariamente com muitas pessoas: que vêm a minha casa, que encontro no comércio, na rua, no meu trabalho na escola, no Centro Espírita.

         Aprendo alguma coisa com cada uma delas. Com algumas, eu aprendo como não conduzir minha vida. Com outras, tiro lições de amor, sabedoria toda vez que as encontro.

         Mas o título do texto me reporta a muitas situações,  em que vimos claramente que a palavra tem grande poder.

         Lembro neste momento de muitos livros que já li sobre este poder, de depoimentos, mas também lembro de situações reais onde o poder da palavra se mostra com toda a sua força.

         Os pais que elogiam seus filhos, são firmes na educação, são pais felizes porque estes filhos não lhes trazem dores de cabeça porque sabem suas responsabilidades. Certamente não estão neste grupo os que vão  aceitar a delação premiada para mais uma vez se livrar das coisas erradas que fizeram , sem pagar, sem serem presas.

         Conheci a história de uma pessoa que dizia para os filhos: - Arrumem, parem de incomodar,  ou um dia me encontrarão deitada em casa vítima de um acidente vascular cerebral. Não preciso dizer que isso realmente aconteceu. Ela decretou pela própria palavra o seu destino.

         Há também pais que vivem dizendo que os filhos só dão trabalho, que não prestam... E um dia verão que realmente seus filhos são tudo isso.

         Uma certa pessoa gritou com sua mãe que chamais iria ver a cara da sua neta. O que aconteceu? A filha desventurada acabou na casa da mãe, vítima de grave depressão pós-parto e ficou aos cuidados da amorosa mãe por quase um ano.

              O que estas histórias nos ensinam?

        Que as palavras têm imenso poder. E se o bumerangue (aquele brinquedo que se atira no ar e que volta a nossa mão) for de plumas, de plumas a nós retornará. Se for de ferro, pesado,  como só ele pode ser... Acreditem, é este bumerangue que vai voltar e lhes machucar, roubando a paz de viver, a paz de espírito.

         Querido Deus! Mestre Jesus! Que cada um lembre do poder das palavras e procure só usar palavras de bênçãos, de alento, de alegria, de incentivo para uma vida feliz.


                            Que assim seja!

     Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário