sábado, 17 de setembro de 2016

Fazer filminhos


Lendo um romance de uma das minhas escritoras favoritas que se chama Eliana Machado Coelho, apareceu a expressão fazer filminhos.
No referido romance que é “ Construindo caminhos”  a mentora Schellida,  fala em fazer filminhos de coisas ruins que aconteceram.
Refletindo sobre isso, digo que nós fizemos realmente filminhos da nossa vida. No romance falava sobre filminhos de coisas ruins e difíceis,  que aconteceram para personagens.
E agora pensando na nossa vida, nós também fizemos isso ao relembrar sempre de novo,  coisas ruins que nos aconteceram.
Por exemplo: A perda do emprego por demissão. Ao acontecer isso, ficamos relembrando onde erramos, onde deveríamos ter feito diferente para isso não acontecer.
Se somos traídos pelo esposo(a), por amigos,  novamente nos perguntamos inúmeras vezes,  onde erramos,  o que fizemos para atrair isso ou que podíamos ter feito diferente.
E novamente sofremos...
Lembro de um acidente que provoquei há alguns anos,  ao fechar a frente de um motoqueiro que vinha em alta velocidade e que eu não vi. De noite, ao tentar dormir, o filminho voltava a passar na minha cabeça por dias e dias. Quando conseguia quase dormir, a batida acontecia novamente, ficava assustada e a adrenalina me tirava o sono.
Mas analisando tudo isso, eu posso também fazer um filminho de coisas boas que me aconteceram.
E para levantar  o astral que as vezes não está bom, pode ser ajudado com fotos, com apontamentos de viagens que se fez ou de novas visitas, que farão filminhos novos e muito positivos.
Fazer estes filminhos de coisas positivas, que ajudam a bem viver,  são treinos diários.
Cada dia devo me perguntar: - Meu filminho hoje vai ser de boas lembranças ou vou ficar  cobrando erros meus ou dos que comigo convivem?
A vida é muito preciosa para ser perdida com pensamentos e atos inúteis.
Que possamos pedir para hoje a inspiração de Deus-Pai, do Mestre-Jesus, do nosso Anjo da Guarda para termos bons pensamentos, fazer nosso melhor onde estivermos, ajudar onde possível, calar onde palavras não vão ajudar em nada para terminar o dia com um filminho muito proveitoso e que vamos ter orgulho de exibir porque fizemos o nosso melhor.
         Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário