quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Perdão


             Perdão é a tarefa mais difícil que tem entre os humanos.

         E a falta de perdão,  trás inúmeras doenças, inúmeros sofrimentos,  porque separa famílias, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e de estudo.

         Muitos dizem: - Eu perdôo, mas não esquecerei. Se não esquecerei, é porque ainda não perdoei.

         Quando perdôo, eu preciso voltar a me relacionar com a pessoa onde havia o atrito e preciso me sentir confortável ao voltar a conviver com ela. Se isso não aconteceu, é porque de fato não perdoei.

         Jesus recomendou: - Perdoe seu irmão não sete vezes, mas setenta vezes sete. Ou seja: Somos irmãos a caminho da perfeição e ainda estamos longe dela. Então quando erramos, devemos pedir perdão e pensar de que maneira vamos consertar o erro. Não adianta pedir perdão por um erro e voltar a fazer a mesma bobagem.

         Pedir perdão e ser perdoado,  implica em uma reforma íntima. Já entendi que ali errei e não vou errar novamente. Ex: Chamei um amigo de louco. Me explicaram o quanto que isto é uma falta grave perante Deus, perante Jesus, peço perdão ao amigo que assim chamei mas, daqui a pouco um outro fez uma grande bobagem e repito: - Mas tu és louco? Adiantou pedir perdão ao amigo, a Deus, a Jesus?

         Não, porque eu continuo no mesmo erro.

         Um outro exemplo: Sou vendedor(a) de algum produto e sempre peso um pouco menos. Ao  entender que isso é um pequeno roubo, devo parar e não voltar a cometer o mesmo delito. Devo também pensar em como vou compensar as pessoas que já lesei.

         Outro exemplo: Tenho o hábito de falar mal das pessoas. É um péssimo hábito. Ao entender que isso está errado, devo pedir perdão e deixá-lo de lado. É fácil? Com certeza que não. Mas é o que foi escrito no início, estamos todos a caminho da evolução e um passo de cada vez no fará chegar também ao lugar que Deus, Jesus quer para todos nós.

         Que no dia de hoje, Deus no dê sabedoria para fazermos nossos acertos e ao perdoarmos quem nos prejudicou, magoou,  possamos voltar a caminhar juntos esquecendo tudo o que passou.

                                Que assim seja!

       Este texto pode ser copiado parcialmente ou totalmente para fins educativos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário