terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Andanças


Me inspirei para este texto,  ao passear nas férias por muitos lugares: sozinha, com a família, na casa de amigos, parentes...

Se passarmos a observar o que está ao nosso redor, veremos que somos felizes, que muitas vezes temos mais que precisaríamos ter, que nossos problemas não são nada comparados aos de outros.

Se estamos preparados para aprender sempre algo novo, vamos tirar lições preciosas de cada fato que nos acontece.

Se fomos bem recebidos, bem atendidos nos lugares que frequentamos, devemos ser gratos, ser gentis e deixar o dia das pessoas mais luminoso,  mais radiante.

Se fomos mal recebidos, mal atendidos, devemos pensar o que irradiamos para isso acontecer. Devemos desculpar interiormente e pensar que talvez a pessoa não teve uma noite boa, talvez não tinha pão para alimentar-se de manhã antes de ir trabalhar, talvez deixou alguém doente em casa... Enfim, há muitos motivos para isso acontecer. E mesmo assim agradecer...

Quando visitamos algum lugar e tem alguém disposto a dar explicações, parar,  escutar e agradecer... E se o tempo é curto e não dá, gentilmente agradecer e explicar nosso motivo. Nós devemos lembrar que aquilo é o ganha-pão da pessoa.

Se na sinaleira de uma cidade nos oferecem um folheto, nós já temos certeza que nem vamos parar ali, agradecer gentilmente e dizer: - Estamos apenas de passagem, muito obrigada, mas não vamos gastar papel à toa. A natureza agradece.

Nestas andanças muito se aprende, muito se vive e nos lugares mais inusitados,  faz-se amizades novas.

Já fiz novas amizades na plataforma do trem, no ponto de venda de pão de queijo, dentro do trem, do ônibus, em consultório médico e nos mais variados lugares...

Muitas vezes as pessoas nos fazem confidências que são aprendizados novos. E estes,  não teríamos aprendido se não estivéssemos abertos para o diálogo, a alegria de fazer novos amigos, conhecer novas pessoas.

Que Deus e Jesus,  nos protejam sempre,  para que tenhamos bons momentos em nossa andanças.

Que possamos lembrar a máxima que Jesus nos ensinou nestas andanças: “ Não faças aos outros o que não queres para ti.”


                                 Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou integralmente para fins educativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário