sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Envelhecer é uma arte


         Ontem de noite (08/02) a vida me pegou a pensar sobre a velhice. Estava lendo um ótimo livro chamado “Corações em fase terminal” de Fabiane Ribeiro.

O livro é maravilhoso cheio de ensinamentos e comecei a pensar numa pausa do livro,  sobre o envelhecer.

Muitas pessoas tem o desejo de envelhecer,  mas e será que estão se preparando para tal?

Se envelhecermos com qualidade de vida, muito bem...  E se formos assaltados por uma doença causada pelos nossos excessos ou por ser uma programação cármica, como enfrentaremos? Será com serenidade? E portanto sem queixas?

A medida que os anos passam, devemos cuidar do que fazíamos e do que ainda podemos fazer. De que nos adianta subir numa escada para prender um varal por exemplo, só para dizer consegui fazer e,  antes de terminarmos a tarefa,  despencamos quebrando um osso ou vários... ou até ficando em estado vegetativo?

Da mesma forma, precisamos pedir pela saúde do nosso cérebro, exercitá-lo para que não enferruje. É muito triste ver uma pessoa com doenças que atingem a memória, mas se ela estiver prescrita para nós,  que tenhamos pessoas que rezem por nós para suavizar, ou nos dar coragem para enfrentar o que ainda virá.

Penso que devemos fazer uma espécie de testamento, não só dos bens transitórios, terrenos, mas também um testamento de que forma queremos viver se não conseguirmos mais viver sozinhos.

A medida que semeamos coisas boas em nossa vida, também colheremos coisas boas. E por isso não precisamos ter medo que o nosso testamento de como viver não será respeitado.

As vezes me pego a pensar: O que é viver num asilo? Por melhor que ele seja, não é a casa das pessoas. Não haverá mais quem pergunte: - O que gostarias de comer hoje? Ou – Tu não dormiu bem esta noite?,  então tire um cochilo a mais agora.  Podes tomar o teu café depois...

É! Envelhecer é uma arte. E que Deus Pai,  o Mestre Jesus, nosso Anjo de Guarda nos ajudem a enfrentar com serenidade esta fase da vida. Que tenhamos familiares e amigos amorosos para terminarmos nossos dias em paz, com o coração cheio de fé numa vida melhor ao fazermos a travessia.


                            Que assim seja!

Este texto pode ser copiado parcialmente ou integralmente para fins educativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário