sexta-feira, 28 de março de 2014

Educação


Ser educado, é fazer o que é certo mesmo quando ninguém está vendo.

Educamos  muito mais pelo exemplo do que com palavras. Por isso precisamos vigiar tudo que fizemos. As vezes achamos que ninguém está vendo e fizemos coisas desagradáveis que se olhos humanos vissem,  se sentiriam envergonhados. Então o que pensar do nosso Anjo de Guarda que a tudo assiste o que fizemos?

Quantas vezes será que o fizemos chorar pelas nossas atitudes desrespeitosas só porque achamos que ninguém está vendo?

Em educação entra o mandamento: “ Não cometerás adultério”. Adulterar só minha relação de esposo (a), namorado( a), ou ao falar de adultério também posso pensar em outras adulterações? Claro que sim! Adultero meu ponto no serviço ao escrever um horário que não cumpri em nenhum espaço do que me compete fazer. Adultero minhas reais necessidades quando chego depois da hora ao hospital para visitar um ente-querido e invento uma desculpa que comove a recepcionista e ela me deixa entrar.

Mostro que não tenho educação quando jogo lixo na via pública.

Cometo adultério quando no verão eu não poupo água como todos deveriam e muitos o fazem. Cometo adultério quando vi algo errado e digo que não vi,  só para não me incomodar.

Há tantas coisas a pensar quando falo em educação. Não é só a clássica educação dos bancos escolares, mas há a educação que se adquire na vivência com os outros e que deixa nosso planeta, nossas relações mais saudáveis. E que deixa a todos mais felizes.

Que o Pai de bondade nos ilumine para que tenhamos a verdadeira educação.
                            Que assim seja!

                      O conteúdo pode ser copiado parcial ou total para fins educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário